Capoeira é um dos destaques no cenário turístico e cultural de Canavieiras

Cultura e turismo inseridos no esporte
Ascom

Uma das atividades consideradas de grande importância para a cultura e o turismo, a Capoeira é uma atividade esportiva que vem ganhando destaque em Canavieiras. A formação de novos alunos e a formação dos já existentes, através da “troca de cordel” pelas academias e associações são eventos realizados constantemente, o que demonstra a evolução do esporte e dos praticantes.

Nos dias 6 e 7 de setembro (sábado e domingo) próximos passados, foi a vez da “Associação de Capoeira Adeptos de Zumbi”, dirigida pelo Mestre Galego, promover o VII Batizado e troca de cordéis. O evento foi realizado na sede da Filarmônica 2 de Janeiro, comprovando o alto nível dos esportistas que se submeteram ao certame.

Segundo o secretário do Turismo e Esportes de Canavieiras, Fernando Volpi, o Governo da Reconstrução tem dado ênfase à Capoeira, por reconhecer o valor do esporte como patrimônio Cultural da Bahia. Em vista disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, está recebendo inscrições das associações de capoeiras, para que se habilitem a participar de oficinais na rede municipal, através do programa Mais Educação.

As secretarias da Cultura e do Turismo também estão recendo inscrições de associações e grupos culturais, com o objetivo de elaborar um cadastro com vistas à habilitação na participação de editais ou futuros projetos. Esse processo, adianta Fernando Volpi, é de grande valia para a formatação de eventos públicos e privados na cidade e em outros municípios.

Em Canavieiras, além da Associação Adeptos de Zumbi, ainda existem outros, a exemplo do Grupo Clara-te de Capoeira, dirigido pelo Mestre Dimainha; Grupo Arte e Luta, do Mestre Barriga; e Grupo São Bento Grande, do Mestre Biriba. “A cultura e o turismo devem andar pari passu, pois todas as atividades desenvolvidas são inerentes uma a outra”, lembrou Volpi.